Preterida por Manaus como a "sede amazônica" da Copa do Mundo de 2014, Belém vai receber um amistoso entre a seleção brasileira e a Argentina, no dia 28 de setembro. A informação foi antecipada pelo senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB), por meio de seu perfil no Twitter, e já foi confirmada pela assessoria de comunicação da CBF.
Reprodução | ||
Reprodução do site da CBF mostra visita da comitiva do Pará a Ricardo Teixeira |
Segundo o senador, o pedido para a partida em Belém foi feito em março, durante visita do governador do Pará, Simão Jatene, ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no Rio.
"Não só Belém, mas o Pará todo perdeu muito com a nossa exclusão [da Copa-14]. Perdem-se investimentos e a visibilidade que um evento da grandiosidade das Copas Mundiais traz para os locais que o sediam. Colocar Belém no eixo dos jogos preparatórios é uma tentativa de amenizar o prejuízo do Pará", afirmou Jatene na ocasião.
Karim Jaafar-17.nov.2011/AFP |
Último encontro, em novembro passado, teve Ronaldinho Gaúcho contra Messi, em Doha; clique e veja galeria |
No final de junho, antes da Copa América, as federeções de Brasil e Argentina acertaram a criação de um torneio anual que tomará o calendário mundial nos próximos oito anos. A disputa se chamará oficialmente Nicolás Leoz, nome do presidente da Conmebol, mas será vendida como "Superclássico das Américas".
De acordo com o secretário-geral da Conmebol (entidade que dirige o futebol sul-americano), Eduardo de Luca, serão jogos de ida e volta entre os dois rivais. Neste ano, as datas dos jogos são 14 e 28 de setembro (as duas datas são uma quarta-feira e não há previsão de rodada do Brasileiro). O jogo de ida será na Argentina. A volta será no Brasil. O mais provável é que não haja atletas do exterior. No próximo anos, a ordem dos mandos se inverte.
Na prática, as partidas serão uma reedição da antiga Copa Roca, torneio disputado pela primeira vez em 1914 e encerrado em 1976. Em 11 edições, o Brasil tem oito títulos.