Seja bem-vindo. Hoje é

14 de abril de 2011

Agberto Guimarães diz que Belém pode ser incluída na rota das Olimpíadas 2016

O ex-atleta paraense Agberto Guimarães, que estará em Belém na manhã desta sexta-feira, 15, afirma que a capital paraense pode ser incluída na rota das cidades brasileiras que servirão par aclimatação dos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos Rio - 2016. A boa notícia deve abrir a palestra de Guimarães no 1º Encontro de Gestores Esportivos do Pará, que será realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) no Hotel Beira-Rio, a partir das 9 horas.
Atual diretor de Esportes de Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e membro do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016, Agberto Guimarães, adiantou por telefone, na tarde desta quinta-feira, 14, que está muito feliz em poder voltar a Belém com duas boas mensagens: Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016.
Guimarães também declarou que não poderia haver clima melhor para falar sobre os dois grandes eventos esportivos que vão mudar a "cara" do país nos próximos anos. E devido à proximidade da Região Norte com as Guianas e demais países Pan-Americanos, ele acredita na possibilidade das cidades paraenses, especialmente a capital, Belém, servirem de base para aclimatação e adaptação dos atletas que estarão se preparando para os Jogos Olímpicos.
"Não vejo razão para excluir a Região Norte. Agora, é preciso vontade para trabalhar e tornar esse sonho possível. Eu conheço Belém e sei das suas vantagens técnicas. Bastaria, é claro, alguns ajustes para fazer parte desse processo", disse o ex-atleta, que já participou de três olimpíadas, sendo finalista nas provas de 800m e no revezamento 4x400, durante os jogos de Moscou, em 1980.
Agberto Guimarães é um dos nomes paraenses que cresceu com o esporte. Ele foi ouro nas provas de 800 e 1.500 metros nos Jogos Pan-Americanos de Caracas, em 1983. A participação em Belém será breve, porém "muito significativa. Vou falar sobre a indicação do Brasil à sede de dois eventos internacionais: a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e também sobre os bastidores e o que o país precisou superar para alcançar essa meta", antecipou o ex-atleta.
Serviços: Encontro de Gestores Esportivos. Dia 15 de abril, no Hotel Beira-Rio, a partir das 9h.
Ascom/Seel