Seja bem-vindo. Hoje é

4 de abril de 2011

Simone Morgado participa do aniversário de Augusto Corrêa

 Como convidada ilustre do prefeito Amós Bezerra, a deputada estadual Simone Morgado participou das inaugurações das escolas ocorridas durante o transcurso dos festejos dos 49 anos de Augusto Corrêa. Ela esteve na comunidade do Patal e do Arai, entregando juntamente com o prefeito as obras de construção das novas escolas que beneficiarão centenas de crianças das duas comunidades.
Em seu pronunciamento, durante as inaugurações, a parlamentar agradeceu a população do município por ter sido a candidata mais votada nas últimas eleições, elogiou a atuação do seu parceiro político, o prefeito Amós Bezerra na gestão municipal, sobretudo na área da educação que teve um grande avanço nos últimos anos.
A deputada estadual Simone Morgado vem tendo uma parceria das mais importantes com a prefeitura municipal de Augusto Corrêa pela locação de emendas parlamentares que vem somando em obras e serviços para o município desde o seu primeiro mandato como parlamentar no legislativo estadual.
Simone, Dr. Junior e Amós inaugurando a escola do Patal


 Simone Morgado entrega certificados do EAD em Bragança 

   No dia 1º de abril, a Fundação Ulysses Guimarães entregou os certificados de conclusão da primeira turma do curso de Gestores Públicos Municipais no Pará e a quinta do curso Básico de Formação Política em Bragança. A cerimônia aconteceu no Rotary Club, em Bragança, que contou com a participação da deputada Simone Morgado, coordenadora estadual, e de autoridades do poder executivo municipal, a secretária de Educação Eulina Rabêlo, além de representantes de entidades e instituições educacionais.
Os cursos de Gestão Pública e Formação Política foram realizados em 2010, em módulos de 35 horas e 60 horas, respectivamente. O primeiro teve como público-alvo assessores políticos, secretários, diretores de departamento, pessoas diretamente ligadas a cargos políticos com o objetivo de qualificar teoricamente as pessoas envolvidas na gestão municipal. Já o segundo curso aconteceu na zona rural, na comunidade de Taperaçu Porto, e teve a participação de populares que tiveram iniciação na discussão política local.
A deputada Simone Morgado é a coordenadora estadual do curso de gestores públicos no Pará

Projeto do “superporto” será acompanhado por Fórum
Autoridades, populares de Curuçá, pesquisadores e parlamentares acompanharam, atentos e curiosos, a discussão sobre o projeto Porto do Espadarte, durante toda a manhã de quinta-feira, 17, no auditório João Batista, na Assembléia Legislativa. A sessão foi presidida pela primeira secretária da Casa, deputada Simone Morgado (PMDB), autora do requerimento e contou com a participação de autoridades jurídicas, representantes de entidades, deputados, do prefeito de Curuçá e vereadores.
“O Porto do Espadarte suscita uma série de questionamentos, principalmente nas áreas social e ambiental, e é necessário que a população seja esclarecida das reais intenções da Companhia Vale do Rio Doce, que adquiriu a área. Propus a realização de uma sessão especial para que a empresa pudesse esclarecer quais são os objetivos propostos e para que também pudéssemos ouvir a intervenção de especialistas sobre o assunto. Infelizmente a Vale não pode comparecer, mas justificou a ausência, informando que ainda não tinha realizado nenhum estudo sobre a área”, disse Simone na reunião.
O debate levantou questões cruciais como: a questão de ser um porto privado ou público, os impactos sobre um grande número de pescadores artesanais ali existentes, a intervenção sobre a maior área de mangue do país e as compensações para os afetados direta e indiretamente com a instalação de um porto. O presidente da CDP, Carlos José Ponciano, afirmou que a instalação do porto na região de Curuçá é inevitável. Informou ainda que a CDP solicitou estudos para UFPA e ao Instituto Chico Mendes e num prazo de 90 dias a companhia poderá iniciar o projeto de impactos ambientais e sociais da área.
A deputada Simone instalou um fórum denominado Fórum para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará que reunirá as entidades interessadas no acompanhamento e discussão de propostas e informações que promovam o desenvolvimento sustentável do estado do Pará, onde serão priorizados os projetos estratégicos, que envolvam um cuidado especial com a sustentabilidade ambiental, econômica e social do Pará, começando pelo Porto do Espadarte. Um portal de informações será criado e a gestão dos processos relacionados ao tema serão processados por um núcleo de acompanhamento de técnicos do gabinete da deputada Simone. No início de abril será divulgado um segundo encontro para dar continuidade das atividades.